quinta-feira, 27 de maio de 2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
Animais em via de extinção - Baleia Azul
_crop%5B1%5D.jpg)
Baleia Azul
Nome científico: Balaenoptera musculus
Distribuição
A baleia-azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora faça migrações sazonais para fugir a águas mais quentes, já que a sua preferência vai para as águas mais frias e ricas em alimento.
Alimentação
A base da alimentação da baleia-azul é o Krill, pequeno crustáceo parecido com o camarão com poucos centímetros de comprimento. Uma baleia adulta desta espécie pode ingerir mais de+ 3 toneladas deste alimento por dia.
Estado de conservação
Em perigo. Estima-se que possam haver no máximo 6000 destes mamíferos na globalidade do planeta.
A causa destes números tão baixos foi a caça que lhe foi movida a partir da segunda metade do século XIX e até aos anos 60 do século XX. Durante este período podem ter sido caçadas 350.000 baleias-azuis.
Neste momento a espécie é protegida e proibida a sua caça por quase todos os países do mundo.
Gestação e maturidade sexual
As baleias-azuis atingem a maturidade sexual por volta dos 7/8 anos.
Reprodução
A gestação destes animais dura cerca de 12 meses, findos os quais nasce uma cria com 7 ou 8 metros e mais de 2 toneladas.
Tamanho
O tamanho máximo encontrado foi de cerca de 33 metros, sendo que a grande maioria ronda os 25/30 e podem pesar até 130.000 kg . São os maiores e mais pesados animais da terra.
Longevidade
Estimada em 80 ou 90 anos
Ruido
É o animal mais ruidoso do mundo. Emite sons de baixa frequência que atingem os 188 decibéis que podem ser ouvidos a mais de 800 quilómetros de distância.
quinta-feira, 11 de março de 2010
A água

A água é muito importante, pois é a base de todos os seres vivos.
70% dos mamíferos são agua e muitos animais marinhos têm 99% de agua no seu organismo. Por exemplo, temos a alforreca. É também a base do mundo. Se não existisse água, tudo seria rocha. Foram nas águas que começaram a aparecer todos os seres vivos. Se alguma vez a agua faltar todos os seres vivos deste planeta estarão condenados a inexistência e morte de sofrimento.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Esgotamento de recursos renováveis(reflexão)
Muitos animais estão em via de extinção, muitas florestas estão a desaparecer e estamos a caminhar a passo rápido para a nossa destruição.
Mas, infelizmente, não é assim tão simples. O desflorestamento consegue ser a causa para os três problemas ao mesmo tempo. Nas florestas existem animais, certo? Então, se destruirmos as florestas, é como se destruíssemos os animais nós próprios. Alguns animais têm dentro do seu corpo antídotos contra as doenças, e sem esses antídotos, muitas mais doenças vão afectar o ser humano.
Devemos tomar medidas para acabar com isto. Devemos ganhar um maior pensamento e fazer reciclagem para poupar a madeira, criar moratórias(leis) contra a caça do certos animais para deixá-los reproduzirem-se.
Esgotamento de recursos renováveis


Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.
Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Crescimento de população (reflexão)

Tal como o infanticídio, a demasiada população também é um sério problema. É muito difícil arranjarmos tantos recursos, se nem espaço para andar teremos.
Acreditamos que o nosso planeta vai conseguir comportar isto. Quanto mais o tempo avança, mais rapidamente a população encontra novos modos de sobreviver e de se sustentar. Mas, se isso não acontecer, existem ainda soluções e medidas para a contrariar, como por exemplo a prevenção da gravidez, o sexo seguro e os contraceptivos. Em suma, os métodos anti-natalistas.
O nosso futuro será um pouco incerto, dependendo das descobertas que fizemos.
Ter um metro quadrado para viver. Improvável. Ninguém aguenta tão pouco espaço para viver. Poderá existir muito mais criminalidade do que antes. Pessoas matarão apenas para ter um pouco mais de espaço para viver.
Para além disso, e mesmo apenas com uma pequena probablidade, aparecer uma 3 guerra mundial, a guerra nuclear.
Crescimento de população insustentavél
(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.
Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria) [10] .
O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Infanticidio como forma de sustentabilidade (Reflexão)
Quando é admissível a cultura de um povo sobrepor-se á vida de uma criança?
Não achamos que uma cultura deve sobrepor-se. A vida de 1000 por 1, é uma coisa, agora apenas graças á sua cultura…
A sustentabilidade de um povo deve sobrepor-se á vida de uma criança?
Pensamos que deve ser admissível quando é uma espécie de ultimato. Salvar uma criança e perder toda a tribo (e aí perdia-se também a criança) ou perder uma criança e salvar toda a tribo?
O infanticídio pode ser aceite como forma de sustentabilidade?
Pode ser aceite como forma de sustentabilidade, mas não seria das mais correctas.
O imperativo da sobrevivência pode impor-se à sobrevivência de uma criança?
Já foi respondido. Sim pode. Quando as pessoas sabem que podem ter fome, as regras da sociedade mudam para a do mais forte. COMER OU SER COMIDO. É um mundo triste e cruel por trás de tudo…
Respondam também em comentários. Mostrem-nos a vossa opinião.
O infanticídio como forma de sustentabilidade
Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coitus interruptus ao abortamento, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
O que é a sustentabilidade para nós

A sustentabilidade é, para nós, acho que é como uma balança, onde se têm de equilibrar os dois lados, para que nenhum lado sofra, descaindo.
Sem reparares, tu e cada um de nós, faz parte dessa balança. O nosso dinheiro, ou pelo menos a taxa do governo, DEVE SER USADA para sustentar muitas outras pessoas, como doentes nos hospitais.
Por isso, todos nós devemos fazer o máximo para poder sustentar os outros, a tua família, amigos, pessoas que não o podem fazer sozinhos.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
O que é a sustentabilidade

Sustentabilidade é um equilíbrio entre os mundos, relacionado com os aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e actividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam durar para todos e para sempre.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
• Ecologicamente correcto;
• Economicamente viável;
• Socialmente justo; e
• Culturalmente aceito.
Um exemplo de sustentabilidade é, uma mãe e filho.
A mãe trabalha para poder conseguir sustentar o filho.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tu queres saber como será em 2029? Todos nós sabemos que pode ser de qualquer forma, e que precisamos de imaginação para sequer uma pequena possiblidade, em milhões. Nem mesmo com todo o seu poder, os governantes conseguem saber o que vai acontecer. Dá largas a tua imaginação e diz-nos atreves de um comentário como para ti será .
O mundo em 2029
Jogos em que nós estamos dentro deles, como se os perigos fossem reais. Existirão pessoas a passar férias em Marte e outras a viver na Lua. Os professores vão ser máquinas que se compram num supermercado, para nos dar aulas em casa.
O mundo em 2029 (continuação)
Em 2029, dentro de vinte anos, muita coisa pode acontecer, mas como a nossa velocidade de evolução é bastante eficiente, é facil presumir e imaginar.
As máquinas substituirão os humanos em muitos trabalhos pesados.
Na lua, construirão colónias, e o satélite poderá ser habitado, mas com um grande risco.
A internet será mais rápida e e entrar em sites demorará metade do tempo.
Nos sites de vídeos, serão transmitidos imagens e som em 3D.
No cinema, poderás sentir que estás dentro do filme, com cadeiras que tremem e vibram, consoante o que as personagens fazem.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
mygame
Somos da turma do 8ºA da Escola de Vale Rosal...
Este Blog pertence a Rui e Wilander.